Let´s dance

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Alunos da Ucam conhecem o mundo da alta costura



Grupo de jornalistas de moda visita a obra de Yves Saint Laurent, em exposição pela primeira vez no Brasil
Publicado em 24/06/2009

No último sábado, 20, alunos de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes (Ucam), campus Nova Friburgo, visitaram a exposição do estilista argeliano Yves Saint Laurent, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. O passeio marcou o encerramento da disciplina jornalismo de moda, oferecida pela Ucam no primeiro semestre deste ano.
A exposição Viagens Extraordinárias mostra coleções de Saint Laurent inspiradas nas viagens que o estilista gostaria de ter feito. Os lugares eleitos pelos desejos do artista foram China, Japão, Espanha, África, Índia, Rússia e Marrocos, os quais a maioria Laurent nem sequer chegou a conhecer.
A inspiração sem fronteiras de Yves Saint Laurent durante 40 anos dedicados à alta costura transformou lugares distantes e exóticos em arte, exaltando a elegância e as peculiaridades das mais diversas culturas através de 50 figurinos mostrados pela primeira vez no país. A exposição faz parte de uma série de eventos em comemoração ao ano da França no Brasil.
Apelidado pela mídia e crítica especializada como o Papa da Moda, Yves Saint Laurent nasceu na cidade de Oran, na Argélia, despertou o gosto pela moda aos 17 anos e foi o principal estilista da Christian Dior antes de abrir seu próprio negócio, financiado por Pierre Bergé, companheiro de Yves por quase toda a vida e umas das pessoas mais importantes em sua carreira.
A Fundação Pierre Bergé Yves Saint Laurent, curadora da exposição, é ainda em Paris responsável por um acervo de 15 mil peças e cinco mil roupas da maison YSL. Apesar do sucesso e reconhecimento mundiais, o estilista descrevia a si mesmo como uma pessoa tímida e achava que felicidade é estar perto de quem se ama. “Nada é mais belo do que um corpo nu. A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar esta felicidade, eu estou lá”, pontuou Laurent.
Os alunos da Ucam fizeram uma visita guiada à exposição acompanhados pela professora responsável pela disciplina, Elza Calazans. O grupo, que encerrou a disciplina com esta atividade, participou também de oficina de desenho com réplicas dos croquis do estilista e assistiu à projeção de desfiles. O conhecimento adquirido no curso jornalismo de moda poderá ser conferido em breve por todos, com a publicação de uma revista produzida pelo grupo de alunos.

Nenhum comentário:

Amigos de BarbaeBotox