Let´s dance

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Toxina Botulínica (botox)



O uso da toxina botulínica tipo A para o tratamento de rugas de expressão é atualmente um procedimento bastante popular. Por este motivo, é importante conhecer mais detalhes sobre este tratamento, que deve ser única e exclusivamente realizado por médico especialista, habilitado na técnica de aplicação.
O tratamento com a toxina botulínica tipo A não vai mudar radicalmente a sua aparência ou deixá-lo sem expressão. Também não vai fazer com que você pareça 10 anos mais jovem, mas vai amenizar as suas linhas de expressão.
O que é a toxina botulínica tipo A?
É uma substância de origem biológica, cuja eficácia e segurança para uso em humanos já foi comprovada por diversos trabalhos científicos. Na atualidade, a toxina botulínica tipo A é utilizada não somente para o tratamento de rugas, mas também para o tratamento da sudorese excessiva e de diversos distúrbios neurológicos, como estrabismo, blefaroespasmo, espasticidade,...
Como é realizado o procedimento?
A toxina botulínica tipo A é apresentada na forma de pó que necessita ser diluído, ou seja, transformado em líquido antes da aplicação. A substância é injetada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga que será tratada, através injeções com finas agulhas, causando seu relaxamento muscular. O médico especialista é o profissional que avaliará cada paciente individualmente para determinar a melhor opção de tratamento e a melhor técnica de aplicação para cada paciente.
O procedimento dói?
A aplicação é rápida e praticamente indolor. Uma leve sensação de desconforto pode ser percebida, porém isto está diretamente relacionado à sensibilidade de cada paciente. Para aqueles pacientes mais sensíveis à dor, o uso de um anestésico tópico local pode ser indicado.
Qualquer ruga pode ser tratada com toxina botulínica tipo A?
Não, como todo procedimento médico, a aplicação da toxina tem indicações precisas e quando necessário deve ser combinada com outras técnicas. A toxina botulínica tipo A está indicada somente para o tratamento das rugas de expressão, ou seja, aquelas rugas causadas pela ação dos músculos faciais. As rugas mais comumente tratadas são as rugas da testa, os vincos entre as sobrancelhas, os “pés-de-galinha”,...
A toxina paralisa a musculatura tratada?
Não. A toxina botulínica tipo A é um relaxamente muscular. Este relaxamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo da dosagem do tratamento. A técnica de aplicação individualizada para cada paciente considera as necessidades clínicas, os desejos e os objetivos de cada tratamento, esclarecidos durante a consulta pré-procedimento, permitindo ao médico especialista buscar os melhores resultados para cada caso. As tendências atuais buscam manter o rosto mais natural, sem prejudicar a expressividade. Isto é totalmente possível através do ajuste da técnica de aplicação.
Como age?
Os primeiros efeitos do tratamento com a toxina botulínica tipo A serão observados entre 48-72 horas após o procedimento, atingindo resultados máximos em aproximadamente 15 dias. O efeito total do tratamento dura aproximadamente 4-6 meses, dependendo do metabolismo de cada paciente, dose de tratamento e técnica de aplicação.
Quais são os cuidados pós-procedimento?
A aplicação da toxina botulínica tipo A é um procedimento não-cirúrgico realizado em ambulatório médico e não exige hospitalização. O paciente é imediatamente liberado para suas atividades, sendo orientado somente a evitar deitar-se e praticar exercícios físicos nas 4 horas seguintes ao procedimento.

Nenhum comentário:

Amigos de BarbaeBotox